sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Habitat e Nicho ecológico



  1. ENEM - O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
    Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).
    Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
    A) hábitat.
    B) biótopo.
    C) nível trófico.
    D) nicho ecológico.
    E) potencial biótico.     

  2. UNITAU - Em um ecossistema natural, cada espécie animal sobrevive nos espaços aos quais se adaptou para nascer, crescer e se movimentar. Assim, em uma floresta de Mata Atlântica, os tucanos preferem as copas das árvores e as capivaras à beira d'água para sobreviver. essa descrição refere-se a:
    a) habitat.
    b) nicho ecológico.
    c) biótopo.
    d) bioma.
    e) ecossistema. 
  3. UAM - A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:
    a) nicho ecológico
    b) habitat preferencial
    c) plasticidade ecológica
    d) produtividade primária
    e) territorialidade social 
  4. FUVEST - "Mais espécies podem manter-se numa mesma área, quanto mais elas divergirem em sua estrutura, hábitos e constituição; (...)." Charles Darwin, em A ORIGEM DAS ESPÉCIES
    Nessa frase está implícito o conceito ecológico de
    a) sucessão.
    b) cadeia alimentar.
    c) nível trófico.
    d) nicho ecológico.
    e) mutualismo. 
  5. UERJ - Mergulhando em águas costeiras, encontramos em uma rocha algas, cracas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. As algas produzem seu próprio alimento. As cracas ingerem, com água, seres microscópios que nela vivem. As anêmonas comem pequenos peixes que ficam presos entre seus tentáculos. As estrelas-do-mar prendem seus “braços” os moluscos contra a rocha e sugam o animal de dentro da rocha. Os ouriços do mar raspam a rocha com seus “dentes”, alimentando-se de detritos. Em função do que foi descrito, pode-se afirmar que as algas e os animais citados apresentam diferentes
    a) nichos.
    b) habitats.
    c) mimetismos.
    d) competições.
    e) biomas.
  6.  UFRS - As matas ciliares, apesar de protegidas por lei, continuam sendo derrubadas para implantação de lavouras em áreas férteis, num procedimento que provoca inúmeras modificações ambientais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente algumas dessas modificações.
    a) Aumento do número de espécies de Angiospermas e da oferta alimentar para a ictiofauna.
    b) Diminuição de processos erosivos e aumento da diversidade de nichos para a avifauna.
    c) Diminuição do risco de agrotóxicos e adubos atingirem os cursos d'água e aumento do número de espécies de Angiospermas.
    d) Aumento da oferta alimentar para a ictiofauna e diminuição da exposição do solo aos processos erosivos.
    e) Diminuição da diversidade de nichos para a avifauna e aumento do assoreamento dos cursos d'água.  
  7. UEL - Em um ribeirão foram pescados dois peixes muito semelhantes, exceto pela coloração das nadadeiras. Um biólogo informou que pertenciam ao mesmo gênero; eram, porém, de espécies diferentes e apresentavam dietas distintas. O peixe com as nadadeiras claras alimentava-se de moluscos e crustáceos que viviam no fundo do ribeirão, e o outro, cujas nadadeiras eram avermelhadas, comia folhas de plantas e insetos aquáticos.
    Com base nessas informações, é correto afirmar:
    a) Os dois peixes viviam em habitats diferentes, mas ocupavam o mesmo nicho.
    b) Os dois peixes viviam no mesmo habitat e ocupavam o mesmo nicho.
    c) Os dois peixes viviam em habitats diferentes e ocupavam nichos diferentes.
    d) Os dois peixes viviam no mesmo habitat, mas ocupavam nichos diferentes.
    e) Os dois peixes viviam no mesmo nicho, mas ocupavam habitats diferentes. 
  8. G1 - Leia com atenção o texto a seguir: "Uma guerra bacteriológica foi desencadeada no lago do Parque Ibirapuera, um dos mais conhecidos símbolos da cidade de São Paulo. De um lado estão 16 toneladas de pseudomonas e bacilos que foram despejados no lago a semana passada. Do outro, estão os milhões de begiatoas e salmonelas, responsáveis pelo mau cheiro e dor de barriga de dez entre dez paulistanos que se arrisquem a ingerir a água do lago. A missão das pseudomonas e bacilos é devorar a matéria orgânica responsável pela sujeira do Ibirapuera e matar as salmonelas e begiatoas de inanição. Veja, 15 jul. 92.
    a) Analise o texto e indique o tipo de relação que ocorre entre pseudomonas e bacilos com as salmonelas e begiatoas, no lago do Ibirapuera. # Competição interespecífica. 
    b) Os microorganismos citados no texto exploram mesmo nicho ecológico? Justifique sua resposta.  # Exploram o mesmo nicho ecológico pois usam a mesma matéria orgânica que é despejada no lago como alimento.
  9. FUVEST - "Para compor um tratado sobre passarinhos
    é preciso por primeiro que haja um rio com árvores
    e palmeiras nas margens.
    E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras.
    E que haja por perto brejos e iguarias de brejos.
    É preciso que haja insetos para os passarinhos.
    Insetos de pau sobretudo que são os mais palatáveis.
    A presença de libélulas seria uma boa.
    O azul é importante na vida dos passarinhos
    porque os passarinhos precisam antes de ser belos ser eternos.
    Eternos que nem uma fuga de Bach."
    "De passarinhos". Manoel de Barros
    No texto, o conjunto de elementos, descrito de forma poética em relação aos passarinhos, pode ser associado, sob o ponto de vista biológico, ao conceito de
    a) bioma.
    b) nicho ecológico.
    c) competição.
    d) protocooperação.
    e) sucessão ecológica.
  10. VUNESP - No esquema, cada círculo representa o campo de ação de um casal de corujas. O ponto X corresponde à área onde ocorre reprodução e localização dos ninhos.

    A razão do campo de ação do casal II ser maior que o campo de ação do casal I pode ser atribuída, principalmente, ao fato do casal
    a) II ser mais jovem do que o casal I.
    b) II poder voar mais rápido do que o casal I.
    c) II ter mais presas próximas ao ninho do que o casal I.
    d) I ter mais alimento disponível, próximo ao ninho, do que o casal II. 
    e) I ser mais jovem do que o casal II.
  11. UNIFESP - Uma certa espécie de anfíbio consegue sobreviver em locais entre 18°C e 30°C de temperatura ambiente (1). A temperatura média variando entre 20°C e 30°C presente em algumas matas litorâneas do Sudeste brasileiro torna o ambiente ideal para essa espécie viver (2). Esse anfíbio alimenta-se de pequenos invertebrados, principalmente insetos, que se reproduzem nas pequenas lagoas e poças d'água abundantes no interior dessas matas (3). No texto, as informações 1, 2 e 3, referentes a essa espécie, relacionam-se, respectivamente, a a) hábitat, hábitat, nicho ecológico.
    b) hábitat, nicho ecológico, nicho ecológico.
    c) hábitat, nicho ecológico, hábitat.
    d) nicho ecológico, hábitat, hábitat.
    e) nicho ecológico, hábitat, nicho ecológico.
  12. MACKENZIE - Há espécies de insetos cujos machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém, na hora de alimentar-se, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta da seiva das plantas. Nessas circunstâncias, podemos afirmar que:
    a) ambos ocupam nichos ecológicos diferentes, porém têm o mesmo habitat.
    b) ambos ocupam o mesmo nichos ecológico, porém com habitats diferentes.
    c) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
    d) o macho é consumidor de segunda ordem ou de qualquer outra ordem superior.
    e) a fêmea é sempre consumidora de primeira ordem.
  13. UFPE - Na figura abaixo está ilustrado um importante conceito ecológico que engloba desde a maneira pela qual uma espécie se alimenta até suas condições de reprodução, hábitos, inimigos naturais, etc. Este conceito é conhecido como
    a) Níveis tróficos
    b) Biota ou biocenose
    c) Biótopo
    d) Nicho ecológico
    e) Habitat 
  14. UFPE - Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando, respectivamente:
    a) nicho ecológico e habitat.
    b) habitat e nicho ecológico.
    c) habitat e biótopo.
    d) nicho ecológico e ecossistema.
    e) habitat e ecossistema.
  15. UNIFESP
    I. A comunidade de São Januário, localizada no médio São Francisco, é formada basicamente por mulheres de todas as idades, por meninos e homens velhos. 
    II. Próximo à nascente do rio, existem somente peixes detritívoros (alimentam-se de detritos). À medida que o rio se alarga, podem ser vistos peixes que se alimentam de algas, plantas, artrópodes e até de outros peixes. 
    III. As cercárias, larvas da esquistossomose, alojam-se nos tecidos de alguns caramujos. Esses tecidos abrigam grande quantidade de cercárias, por possuírem fibras musculares menos justapostas. 
    Três importantes conceitos em Ecologia estão presentes nas afirmações apresentadas. Tais conceitos podem ser identificados em I, II e III, respectivamente, como:
    (A) migração, habitat e comensalismo. 
    (B) população, sucessão e nicho ecológico. 
    (C) população, nicho ecológico e habitat. 
    (D) comunidade, predação e nicho ecológico. 
    (E) comunidade, teia alimentar e parasitismo.   
  16. FUVEST - Qual das estruturas abaixo é a melhor explicação para a expansão e domínio dos répteis durante a era mesozoica, incluindo o aparecimento dos dinossauros e sua ampla distribuição em diversos nichos do ambiente terrestre?
    a) prolongado cuidado com a prole, garantindo proteção contra os predadores naturais;
    b) aparecimento de ovo com casca, capaz de evitar o dessecamento;
    c) vantagens sobre os anfíbios na competição pelo alimento;
    d) extinção dos predadores naturais e conseqüente explosão populacional;
    e) abundância de alimento nos ambientes aquáticos abandonados pelos anfíbios. 
  17. FATEC - " A mosca doméstica, 'Musca domestica', vive em média 15 dias. Desenvolve-se a partir de uma larva. Esta se alimenta de restos orgânicos de lixo, estrume, animais em decomposição etc. Após a metamorfose, vem para nossas casas e de tudo se alimenta, quer seja das comidas em nossas mesas, quer seja no sanitário. Podem pousar em nossa pele, nas mucosas e nas feridas, contaminando-as com micróbios que transportam em suas patas, ao mesmo tempo que vão depositando seus ovos e fechando seu ciclo vital". O texto acima descreve o que se denomina em ecologia de: 
    a) comunidade biológica.
    b) nicho ecológico.
    c) biocenose.
    d) amensalismo.
    e) mutualismo.  
  18. G1 - Com relação aos conceitos de HABITAT e NICHO ECOLÓGICO,marque a opção correta relacionada abaixo:
    a) cobra e gavião ocupam o mesmo habitat.
    b) preá e cobra estão no mesmo nicho ecológico.
    c) gavião, cobra e preá estão no mesmo nicho ecológico.
    d) cobras neste mesmo local ocupam o mesmo nicho ecológico.
    e) preás podem ocupar o mesmo habitat, mas têm nichos ecológicos diferentes.  
  19. PUCRIO - No arquipélago das Cagarras, no Rio de Janeiro, ocorrem grandes colônias de gaivotas de três espécies, que usam seus rochedos como local de nidificação. Elas têm como alimentação básica os peixes, não são predadores de animais terrestres e nem utilizam plantas em sua alimentação. Assim, o que mais se aproxima do conceito de nicho ecológico ocupado por estas aves é dizer que seu nicho:
    a) é o mar costeiro, onde obtêm alimento.
    b) são as ilhas onde nidificam.
    c) é a associação entre as três espécies.
    d) é o de predador de peixes na sua comunidade.
    e) é o de consumidor primário na sua comunidade.  
  20. MED - ABC - Suponha duas plantas pertencentes ao mesmo gênero e vivendo juntas na mesma área. A espécie A tem raízes que se desenvolvem logo abaixo da superfície e a espécie B tem raízes profundas. Sobre as duas plantas fazemos as seguintes afirmações:
    I - A e B vivem no mesmo nicho ecológico.
    II - A e B competem pela água.
    III - A e B formam uma população.
    Assinale:
    a) Apenas I é correta.
    b) Apenas II é correta.
    c) Apenas III é correta.
    d) I, II e III são corretas.
    e) Nenhuma é correta. 
  21. FGV - "Habitat" e "Nicho ecológico" são dois importantes conceitos aplicados em Ecologia. Diferencie esses termos citando exemplos tipicamente brasileiros.
    # HABITAT refere-se ao ambiente geográfico ocupado pela população. Capivaras no banhado matogrossense, por exemplo.
    NICHO ECOLÓGICO corresponde ao papel ou função da população em seu habitat natural, ou seja: nível trófico (tipo de alimentação), bem como seu comportamento, reprodução, predadores, etc. O nicho da capivara é ser um consumidor primário (herbívoro) e servir de presa a onça. 
  22. UNIRIO - "Importado para exterminar besouros que atacavam canaviais, sapo brasileiro vira praga na Austrália". (Rev. "Isto é", número 1302-1994).
    Assinale a alternativa que NÃO se aplica ao fenômeno acima.
    a) Houve quebra da sinergia ambiental.
    b) Este é um exemplo de alteração abiótica no ecossistema.
    c) O ocorrido deveu-se à baixa resistência do meio e ao elevado potencial biótico do sapo.
    d) O ocorrido comprova os perigos da introdução de espécies vivas em outros ecossistemas.
    e) O sapo encontrou um excelente nicho ecológico e foi beneficiado com a inexistência de predadores naturais. 
  23. UEM - A caatinga ocorre no Nordeste, ocupando cerca de 11% do território brasileiro. Nessa região, as chuvas são irregulares, as secas prolongadas e as temperaturas elevadas. Esse tipo de formação caracteriza-se por uma vegetação constituída de árvores baixas e arbustos, que perdem as folhas na estação seca. Entre as plantas, encontram-se a barriguda, o umbuzeiro, a oiticica e o juazeiro, além de algumas cactáceas, como o xique-xique e o mandacaru. A fauna da caatinga inclui animais como a cascavel, a jibóia, o gavião-carcará, a gralha-cancã, a cutia, o gambá, o tatupeba, o veado-catingueiro e a ararinha-azul. Sobre esse ecossistema, baseando-se em conceitos ecológicos, assinale o que for correto.
    (01) As plantas de mandacaru, pertencentes à mesma espécie, constituem uma população.
    (02) As populações de cactáceas e de animais fazem parte de uma comunidade.
    (04) A ararinha-azul e o gavião-carcará possuem o mesmo nicho ecológico.
    (08) As espécies vegetais presentes na caatinga ocupam o mesmo habitat e o mesmo nicho ecológico.
    (16) A oiticica e o juazeiro são organismos produtores, e a cascavel e o veado-catingueiro são organismos consumidores.
    (32) Vários fatores do ambiente, como a luz, a umidade e a temperatura, denominados fatores abióticos, atuam permanentemente sobre os animais e os vegetais.
    (64) Considerando que as chuvas são irregulares, verifica-se, na caatinga, a competição entre animais e plantas pela pouca água disponível no solo.  # 51 
  24. FUVEST - Considere dois estágios, X e Y, de um processo de sucessão ecológica.
    No estágio X, há maior biomassa e maior variedade de nichos ecológicos.
    No estágio Y, há maior concentração de espécies pioneiras e a comunidade está sujeita a variações mais intensas.
    a) Qual dos dois estágios representa uma comunidade clímax? # X 
    b) Em qual dos estágios há maior biodiversidade? Justifique sua resposta. # Há maior diversidade no estágio X. Na comunidade clímax há o maior número possível de nichos ecológicos. 
    c) Descreva o balanço entre a incorporação e a liberação de carbono nos estágios X e Y. #  Em X há equilíbrio entre a produtividade e o consumo. Em Y a produtividade é maior do que o consumo pois representa os estágios iniciais da sucessão ecológica. 
  25. UERJ - Os gráficos adiante apresentam as distribuições de freqüência percentual dos indivíduos de duas espécies de moluscos fitófagos, em relação ao comprimento de suas conchas, nas condições de alopatria e de simpatria.
    Na simpatria, ao contrário da alopatria, as espécies ocupam o mesmo espaço geográfico.

    (Adaptado de PIANKA, Eric R. Evolutionary ecology. Nova York: Harper Collins College Publishers, 1994.)
    a) Identifique o tipo de interação existente entre as espécies que explica as diferenças observadas nos gráficos. Justifique sua resposta. # Competição interespecífica. Ocorre divergência de caracteres, o que sugere a separação de nichos ecológicos entre competidores em potencial.
    b) Cite dois fatores relacionados ao nicho ecológico que permitem, às duas espécies mencionadas, permanecer em simpatria.
    # Dois dentre os fatores:
    - as espécies estão ativas em tempos diferentes
    - as espécies exploram microhabitats diferentes
    - as espécies se alimentam de recursos diferentes
     
  26. UFU - Assinale a alternativa correta.
    a) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, conseqüentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.
    b) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta (epístas
    e), capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.
    c) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.
    d) No estágio inicial, do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.  
  27. UFRS - As afirmações a seguir estão relacionadas ao conceito de nicho ecológico. I - A grande variedade de formas de vida que freqüentemente os ecótonos apresentam pode ser explicada por seu elevado número de nichos ecológicos.
    II - Em determinado ecossistema, espécies diferentes que têm o mesmo habitat podem, durante muito tempo, ocupar um nicho ecológico idêntico.
    II - Espécies taxonomicamente distantes, como o bisão norte-americano e os grandes cangurus australianos, podem ocupar nichos ecológicos semelhantes em regiões geográficas diferentes. Quais afirmativas estão corretas?
    a) Apenas I
    b) Apenas II
    c) Apenas III
    d) Apenas I e III
    e) Apenas II e III 
  28. UFMG - Observe esta seqüência de ambientes numerados de I a IV:
    Considerando-se as características desses ambientes, é CORRETO afirmar que o parâmetro que aumenta na seqüência indicada é a
    a) concentração de CO2 atmosférico.
    b) diversidade de nichos ecológicos.
    c) temperatura média anual.
    d) velocidade de evaporação da água de chuva. 
  29. UFLA - O 'Tapirus terrestris' (Linnaeus, 1758), a popular "anta", é o maior HERBÍVORO terrestre do novo mundo, ocorrendo em regiões do CERRADO, MATA ATLÂNTICA E AMAZÔNICA, freqüentemente às MARGENS DE RIOS E RIBEIRÕES. Alimenta-se freqüentemente de FOLHAGENS, RAÍZES E FRUTOS e produz de 2 a 3 filhotes por ninhada. Os filhotes são amamentados pela mãe até que possam alimentar-se sozinhos. Os trechos em destaque dizem respeito, respectivamente, a:
    a) dieta, habitat, distribuição geográfica e grupo funcional.
    b) grupo funcional, distribuição geográfica, habitat e dieta.
    c) dieta, distribuição geográfica, habitat e nicho.
    d) grupo funcional, habitat, distribuição geográfica, dieta.
    e) dieta, grupo funcional, distribuição geográfica, habitat. 
  30. UFU - As Cracas são crustáceos que se fixam às rochas nas regiões entre marés. Nessas regiões, os organismos estão adaptados às flutuações diárias da maré e, conseqüentemente, a todas as mudanças físicas que ocorrem. A figura a seguir mostra a distribuição de duas espécies de cracas, "Balanus balanoides" e "Chtamalus stellatus" em uma zona entre-marés. Pode-se observar que os adultos dessas duas espécies ocupam duas zonas horizontais distintas, com uma pequena área de superposição. É interessante notar, ainda, que se removermos experimentalmente a espécie "B. balanoides", a espécie "C. stellatus" ocupará toda a região rochosa. Contudo, se removermos a espécie "C. stellatus", a espécie "B. balanoides" continuará ocupando apenas as áreas mais baixas ao longo dessa região.
    Com base nas informações anteriores, pode-se afirmar que:
    a) a situação apresentada é um caso típico de competição intra-específica.
    b) na evolução destas espécies houve uma tendência à especialização dos nichos como uma resposta a fatores físicos como a dessecação, sendo que cada espécie passou a ocupar uma região delimitada da rocha.
    c) os adultos de "C. stellatus" não ocupam todo o nicho potencial, devido à competição com "B. balanoides".
    d) a distribuição das populações de "B. balanoides" é limitada pela competição interespecífica.
  31. PUCPR - Com relação aos conceitos ecológicos, podemos dizer: I - Um ecossistema é definido por componentes abióticos (ar, água e minerais), fonte de energia (sol) e componentes bióticos (vegetais e animais).
    II - Homeostase é a capacidade de adaptação do ser vivo de manter o seu organismo equilibrado em relação às variações ambientais.
    III - As cadeias alimentares mais longas são mais eficientes porque possuem maior quantidade de energia disponível por nível trófico.
    IV - O fluxo de energia no ecossistema é unidirecional e a quantidade e energia disponível em cada nível trófico é progressivamente menor, pois apenas uma fração da energia passa de um nível para o outro.
    V - Quando duas espécies ocupam o mesmo nicho ecológico, ocorre uma competição pelo alimento em função da sua sobrevivência, sendo uma delas prejudicada, ou seja, duas espécies não podem ocupar harmonicamente o mesmo nicho ecológico num ecossistema.
    Estão corretas as afirmações:
    a) Apenas I, II e III.
    b) Apenas II, III e IV.
    c) Apenas III, IV e V.
    d) Apenas I, II, IV e V.
    e) I, II, III, IV e V. 
  32. VUNESP - Analise a tira Níquel Náusea do cartunista Fernando Gonsales.

    Com relação aos insetos holometábolos, como os representados nos quadrinhos, é correto afirmar que
    (A) os diferentes recursos explorados pelas formas jovem e adulta possibilitam que, em um mesmo hábitat, um mesmo nicho ecológico possa comportar um maior número de espécies.
    (B) a forma jovem compõe um nicho ecológico diferente daquele da forma adulta, o que demonstra que a uma mesma espécie podem corresponder diferentes nichos ecológicos, mas não diferentes hábitats.
    (C) os diferentes recursos explorados pelas formas jovem e adulta possibilitam que um mesmo hábitat suporte um maior número de indivíduos da espécie. 
    (D) as formas jovem e adulta competem pelos mesmos recursos em seu hábitat, o que exemplifica um caso de seleção natural.
    (E) as formas jovem e adulta competem pelos mesmos recursos em seu hábitat, o que exemplifica um caso de competição intraespecífica. 
    Comentário: Os lepdópteros (borboletas e mariposas) são insetos holometábolos (ovo ->
    larva -> pupa -> adulto), cuja larva (lagarta) alimenta-se de folhas e o adulto de 
    néctar. Esse fato possibilita que um mesmo habitat suporte indivíduos da 
    mesma espécie que, em estágios diferentes do desenvolvimento, exploram 
    nichos ecológicos diferentes. Os lepdópteros (borboletas e mariposas) são insetos holometábolos (ovo -> larva -> pupa -> adulto), cuja larva (lagarta) alimenta-se de folhas e o adulto de néctar. Esse fato possibilita que um mesmo habitat suporte indivíduos da mesma espécie que, em estágios diferentes do desenvolvimento, exploram nichos ecológicos diferentes. 
  33. CESGRANRIO - Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:
    a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
    b) se estabeleça uma competição interespecífica.
    c) se estabeleça uma competição intra-específica.
    d) uma das espécies seja produtora e a outra consumidora.
    e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado. 
  34. CESGRANRIO - Existe na Terra uma imensa variedade de nichos ecológicos, alguns deles considerados bastante inóspitos aos quais os organismos se adaptaram através do processo de seleção natural. Organismos adaptados a ambientes que possuem condições extremas são chamados de extremófilos. A alga 'Cyanidium aldarium', por exemplo, consegue crescer em soluções concentradas de ácido sulfúrico quente. Outras bactérias, algas e fungos podem viver em ambientes extremamente ácidos (pH próximo de zero) ou extremamente alcalinos (pH próximo de 13). Algumas bactérias chamadas de termófilas como 'Thermus aquaticus' têm crescimento ótimo em ambientes com temperatura de 70°C.
    Considere um ambiente com temperatura de cerca de 60°C, pH = 9 e salinidade de 200 partes por mil (20%). Ao observar a seguir os gráficos de crescimento de bactérias, assinale a espécie que teria mais oportunidade de ser selecionada neste ambiente, a partir dos dados fornecidos. # B
  35. G1 - Duas espécies A e B de protozoários ciliados foram colocadas em um único recipiente. Nesse recipiente, colocou-se, a cada dia, uma quantidade constante de nutrientes adequados. As contagens diárias do número de indivíduos estão expressas no gráfico adiante:
    a) O que ocorreu com cada espécie? # A população A aumenta e estabiliza enquanto a espécie B aumenta e depois declina, desaparecendo. 
    b) Interprete esses resultados a partir do conceito de 'nicho ecológico'.  # Ocorreu competição interespecífica entre as duas populações que exploram o mesmo nicho ecológico. 
  36. UFRJ - Uma área foi ocupada por três espécies A, B, C. Nos gráficos a seguir o eixo horizontal indica o tamanho das sementes utilizadas pelas três espécies como alimento. Cada espécie utiliza uma certa quantidade desses recursos, indicada pelo comprimento do segmento de reta do eixo das abcissas delimitado pela curva de cada espécie. Alguns anos mais tarde as três espécies continuam na mesma área mas existem diferenças em relação à utilização dos recursos.
    a) Pela observação dos gráficos, quais as espécies que inicialmente têm nichos ecológicos mais diferentes? Justifique sua resposta. # A e C em função do tipo de alimento ingerido pois A come sementes pequenas e B come sementes grandes. 
    b) Entre quais espécies deve ter havido mais competição pelos recursos do ambiente? Justifique sua resposta.  # A e B pois competem pelo mesmo tipo de semente pequena.
  37. UFC - "O território brasileiro, devido a sua magnitude espacial, comporta um mostruário bastante completo de paisagens e ecologias do Mundo Tropical" (AB SÁBER, Aziz. "Domínios de natureza no Brasil". 2003).Uma dessas paisagens, a floresta tropical amazônica, vem sendo objeto de inúmeras discussões em virtude de sua crescente exploração. Esse bioma caracteriza-se por apresentar:
    a) solo com uma camada superficial pobre em matéria orgânica.
    b) solo dificilmente lixiviado, após destruição de sua cobertura vegetal.
    c) grande diversidade biológica, em virtude da variedade de nichos ecológicos.
    d) vegetação com grandes árvores lenhosas e deciduais com adaptações xeromórficas.
    e) árvores cujas folhas possuem cutícula bastante impermeável, caracterizando plantas perenifólias. 
  38. UNIFESP - X, Y, e Z são diferentes espécies de bactérias aeróbicas heterotróficas. X e Z conseguem viver somente em presença de alta luminosidade, próximas à superfície do meio de cultura, e Y só vive em baixa luminosidade, imersa no meio de cultura. Um pesquisador realizou o seguinte experimento:
    No recipiente I, implantou uma colônia de bactéria X na superfície e uma colônia de bactéria Y no interior do meio de cultura. No recipiente II, realizou o mesmo procedimento, desta vez com colônias de bactérias X e Z, ambas implantadas na superfície do meio de cultura. Todas as colônias possuíam número semelhante de indivíduos e suprimento alimentar distribuído homogeneamente nos recipientes.
    Os resultados da multiplicação das colônias ao longo do tempo encontram-se expressos nos dois gráficos a seguir.
    Usando exclusivamente as informações fornecidas, pode-se dizer corretamente que
    a) X e Y competem pelo alimento, porém, ambas são igualmente bem adaptadas na obtenção do mesmo. A bactéria Z, por sua vez, não é capaz de competir com X nem com Y, pois apresenta baixa capacidade adaptativa.
    b) X e Y possuem o mesmo nicho ecológico e possuem habitats diferentes, não ocorrendo competição por alimento. X e Z, por sua vez, possuem nichos muito distintos, mas mesmo habitat, o que promove a competição e a eliminação do menos apto.
    c) X e Y apresentam uma relação mutualística, em que cada uma se beneficia da convivência com a outra e, por isso, ambas se desenvolvem. X e Z apresentam comportamento de predação de Z por X, o que leva à eliminação da colônia.
    d) X e Y ocupam nichos ecológicos muito distintos e, embora o alimento seja o mesmo, há baixa competição por ele. X e Z, em contrapartida, ocupam nichos semelhantes, havendo competição e eliminação de Z, que demonstra ser menos apta que X para obter alimento.
    e) X e Y apresentam uma relação de comensalismo, em que Y se beneficia dos restos de alimento deixados por X. Por sua vez, Z é predada por X até a completa eliminação da colônia.  
  39. UFPR - Bromélias, orquídeas e ervas-de-passarinho são plantas que habitam as árvores. As primeiras (bromélias e orquídeas) são plantas que de fato apenas habitam as árvores, não retirando do hospedeiro recurso algum, tais como água e nutrientes minerais ou orgânicos. As últimas (ervas-de-passarinho), no entanto, são plantas que fazem fotossíntese, mas retiram, através de suas raízes, água e nutrientes minerais do seu hospedeiro. Sobre esses dois exemplos de relações entre organismos, é correto afirmar:
    (01) Ambos os casos tratam de relações ecológicas inter-específicas, já que as partes envolvidas pertencem a espécies diferentes.
    (02) Duas espécies de plantas não são capazes de estabelecer uma relação ecológica, tendo em vista que plantas não se deslocam e, portanto, não interagem. Relações ecológicas ocorrem sempre entre animais ou entre animais e plantas.
    (04) As bromélias e as orquídeas são plantas epífitas e utilizam o hospedeiro apenas como suporte. Dessa forma, elas não causam dano ao hospedeiro, à exceção de possíveis quebras devido ao seu peso, quando presentes em grande quantidade.
    (08) As ervas-de-passarinho são plantas parasitas, explorando recursos retirados do hospedeiro. Dessa forma, elas causam dano ao hospedeiro, já que este perderá recursos importantes que poderiam ser utilizados para o seu crescimento ou reprodução.
    (16) A relação das bromélias e orquídeas com seu hospedeiro é do tipo "mutualismo", visto que ambas as partes (epífitas e hospedeiro) beneficiam-se dessa relação.
    (32) As relações ecológicas têm uma importância muito grande na manutenção da biodiversidade. Ambientes com representantes que interagem através de relações ecológicas complexas têm mais nichos a serem explorados e, portanto, maior riqueza de espécies.
    Soma (   )    # 01 + 04 + 08 + 32 = 45 
  40. CESGRANRIO - Observe os gráficos a seguir, que representam o tamanho de diferentes populações de um mesmo ecossistema, antes e depois da introdução de uma nova espécie:

    A análise desses gráficos permite afirmar que esta nova espécie:
    a) manteve comensalismo com a espécie 1.
    b) realizou predatismo na espécie 2.
    c) serviu de alimento para a espécie 3.
    d) ocupou o mesmo nicho da espécie 4.
    e) entrou em mutualismo com a espécie 5.
  41. UFG
    Considerando-se que o gráfico dado representa o ciclo vital de duas espécies de bactérias (A e B), que ocupam o mesmo habitat e exploram o mesmo nicho,
    (   ) a espécie A tem uma taxa de mortalidade superior à sua taxa de natalidade.
    (   ) a espécie B tem uma taxa de natalidade superior à sua taxa de mortalidade
    (   ) a espécie B tem uma taxa de crescimento superior à da população A.
    (   ) o crescimento da espécie B é inversamente proporcional ao da espécie A.
    # E E E C 
  42. UFSCAR - Os gráficos mostram os resultados das curvas de crescimento das espécies Paramecium caudatum e Paramecium bursaria (gráfico A) e das espécies Paramecium caudatum e Paramecium aurelia (gráfico B), quando estas espécies foram cultivadas no mesmo frasco.

    Analisando os gráficos, responda:
    a) o que se pode dizer dos nichos ecológicos explorados pelas espécies de Paramecium constantes dos gráficos A e B? Paramecium caudatum e Paramecium bursaria não ocupam o mesmo nicho ecológico como mostra o gráfico A. Paramecium caudatum e Paramecium aurelia exploram o mesmo nicho ecológico como mostra o gráfico B. 
    b) como se explicam os resultados das curvas de crescimento das espécies Paramecium caudatum e Paramecium bursaria (gráfico A), quando cultivadas no mesmo frasco?  # Paramecium caudatum e Paramecium bursaria cultivados juntos se localizam em diferentes profundidades no mesmo frasco, deste modo não competem pelo espaço ou alimento.